quinta-feira, 10 de maio de 2012




A IGREJA E CRISTO – A EXPECTATIVA DE UM ENCONTRO GLORIOSO

                                                                                                                   Efésios 5:25-27


          Torna-se cada dia mais tradicional em nossa sociedade um programa profissional intitulado: Dia da Noiva - Depois de tanta correria e muito trabalho com todos os preparativos da festa de casamento, a noiva precisa de um momento para dar aquela arrumada no visual, além disso, ela deve estar totalmente tranqüila e pronta para curtir o grande dia de seu casamento.
          Então ela passará as suas últimas horas de solteira se preparando para o grande momento.  Hoje temos no mercado de trabalho várias empresas que cuidam desse lado dos noivos.
          Algumas dicas para o dia da noiva, dá-nos uma pequena demonstração como será esse preparo: à limpeza de pele, massagem corporal relaxante, banho de sais com pétalas, hidratação capilar, manicure, pedicure, penteado, maquiagem, vestuário ( vestido, grinalda, sapatos, enfeites,)  etc. etc.
       Tudo isso é feito, visando o encontro da noiva com o noivo no momento mais deslumbrante e mais esperado de suas vidas.
Paulo, faz uma bela comparação nos termos dos deveres e de relacionamento do marido com sua esposa e da Igreja com o Senhor Jesus Cristo. Ele expõe um modelo familiar e aplica as lições mostrando a importância da Igreja preparar-se para o encontro com Seu Senhor.
                                                                  
 A IGREJA E CRISTO – A EXPECTATIVA DE UM ENCONTRO GLORIOSO

Quais as fases que antecedem esse encontro:

1.  PREPARO    -   O preparo concentra-se em duas áreas:-
a)    PURIFICAÇÃO – para que a santificasse tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra”    

          Paulo expõe um simbolismo especial que diz respeito à pureza da noiva, o que dá a entender que a Igreja deve ser uma noiva apropriada para seu Noivo Celeste, que é Jesus.
Assim como as noivas passam por um preparo de embelezamento antes do matrimônio, assim também a santificação da igreja é sugerida enquanto prepara-se para a chegada do noivo. à Há aqui uma proposta de purificação para a igreja, que sugere uma vida de santidade, consagração, devotamento.
        A santidade consiste da total dedicação a Deus, da separação para Ele, em que o crente se resguarda das contaminações próprias do mundo.
A expressão: “pela palavra” – Dá a nós entendimento que é através da pregação do Evangelho que as pessoas são tocadas pelo Espírito Santo e Ele confirma a purificação nos corações por meio de Jesus Cristo em seu sacrifício.
Tito 3:5 -  “ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa. Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida.”
        Somos a Noiva do Cordeiro. Somos a Igreja do Noivo Jesus, e nessa condição devemos viver diariamente nos banhos da purificação da graça Divina mantendo uma vida de santificação até o momento do encontro com o Noivo.

O preparo tem a purificação, mas tem também:

b)   VIGILÂNCIA
        A vigilância é para que a noiva não se atrase no encontro com o noivo. A preparação individual dos crentes, bem como o preparo coletivo da igreja para encontrar-se com Jesus, assemelha-se ao preparo da noiva para o casamento.
      Exemplo disso, além da purificação, a bíblia apresenta também a necessidade e a urgência da vigilância, como encontramos na parábola das Dez Virgens (Mt 25:1-13).  A noiva que está se preparando para o encontro com o noivo, gasta horas no banho tirando as impurezas do corpo e da pele, mas não fica desapercebida da hora da cerimônia, fica atenta ao relógio do tempo. Não pode perder a hora . . . o noivo está à espera!   As virgens prudentes estavam preparadas e vigilantes para o encontro com o Noivo.
        De forma semelhante a Igreja, como noiva, deleita-se com o tratamento vip da graça de Deus num processo de limpeza da alma que é feita por meio do sangue de Jesus, mas ao mesmo tempo está de olho no relógio das profecias bíblicas, porque a qualquer momento chega a hora do encontro com o Noivo (Jesus).
        Até aqui, fica clara uma idéia de que para o  Noivo Celestial, não bastam as intenções da noiva de mostrar-se pura e vigilante
        É preciso mais do que boas intenções; a Igreja tem que ser verdadeiramente encontrada PRONTA    - pura e vigilante – para ir ao encontro do Noivo, o Senhor Jesus. 

2.  RENOVAÇÃO

          As noivas podem produzir-se bem e, desta forma, apagar ou disfarçar as falhas físicas. Através da maquiagem e de outros recursos, elas podem esconder as suas falhas – parecendo assim, mais belas e atraentes aos olhos dos noivos. Mas com o Noivo Celestial, é diferente: Nada disso funciona! 
          Para Ele não existem disfarces ou fingimento . . .
A Bíblia nos adverte: “E não há criatura que não seja manifesta na Sua presença; pelo contrário, todas as cousas estão descobertas e patentes aos olhos dAquele a quem temos de prestar contas” (Hebreus 4:13). 
          Durante séculos, o Noivo Celestial – o Senhor Jesus – vem alimentando um anseio. Ele sonha que a Sua Igreja se apresente a Ele da seguinte forma:

“Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante,
porém santa e sem defeito”. (Ef. 5:27)


          O que o Noivo (Jesus) está querendo, não é nenhuma exigência absurda!  É o legítimo direito do Noivo. Com tamanha demonstração de amor da parte dEle, não ficaria bem se a noiva (a Igreja) fosse apresentada de forma descuidada, desalinhada, e imprudente   -    Já pensou, que decepção para o Noivo!
          A Noiva que Jesus pediu ao Pai  - é uma Igreja com crentes que se apresentem com beleza interior, perfeita, sem manchas, nem rugas – E para que isto aconteça, é  necessário que cada crente busque renovação pessoal.

          Tudo isso somente é possível com a obra renovadora de Cristo em nossa vida.
           Em 2 Corintios 4:16, Paulo faz uma recomendação  e diz:      
“Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia.”


Conclusão -  Os muitos hinos cristãos tem histórias interessantes, porque em cada situação seus escritores e tradutores viveram uma experiência particular. É o caso de Henry Maxwell Wright, nasceu em Lisboa, Portugal, em dezembro de 1849. Dedicou-se à obra da evangelização em vários lugares e foi um dedicado escritor e tradutor de belos hinos que estão até hoje em vários hinários, inclusive no nosso Hinário Novo Cântico. Dentre outros, ele  traduziu para o português um belo hino:
Quando lá do céu descendo, 
para os Seus, Jesus voltar, 
E o clarim de Deus a todos proclamar, 
Que chegou o grande dia

Da vitória do meu Rei, 
Eu, por Sua imensa graça, lá estarei. 


          Nessa letra está a mensagem do relacionamento da Igreja e o Senhor Jesus Cristo numa expectativa de um encontro glorioso.  Em tal encontro, que num futuro certo, nós aguardamos, temos que ter a certeza do
PREPARO, COM PURIFICAÇÃO E VIGILÂNCIA   E DA RENOVAÇÃO, COM UMA VIDA RETA E DEDICADA AO SENHOR.           
                                                                        Rev. Elton de Campos
                                    (sermão proferido dia 06/maio/2012 na Igreja Presbiteriana do Parque das Bandeiras - São Vicente -SP.)





Nenhum comentário:

Postar um comentário