quarta-feira, 11 de setembro de 2013

mensagem de edificação





HEBREUS 7:20-28  


  CRISTO NOSSO GRANDE SACERDOTE

            Quando temos diante de nós esta mesa, chamada de “Mesa do Senhor”, “Santa Ceia”, “Ceia do Senhor” – estamos diante de um grande significado que as Escrituras apresentam à respeito do sacrifício de Jesus, bem como de sua intercessão por nós diante de Deus o Pai.
Essa intercessão nos leva a entender sobre algumas funções de Jesus, 
1ª – como sumo-sacerdote;
2ª – como a própria oferta;
        Na primeira função como sumo-sacerdote, Jesus é o único intermediário entre Deus e os homens;
                  Na segunda função como a própria oferta, Ele ofereceu-se como o Cordeiro de Deus para pagar pelos nossos pecados. Na história do A.T. um israelita arrependido tinha que levar até o portão do Tabernáculo o seu sacrifício. O máximo onde ele poderia chegar era até ao altar de bronze, e somente até aqui onde ele poderia se aproximar de Deus.
Dali em diante, era de responsabilidade dos sacerdotes irem em nome daquele israelita e concluir os ofícios sacerdotais no Lugar Santo.
                    Os sacerdotes faziam isto como representantes do povo. Era, portanto um grande privilégio o chamado daquele sacerdote para servir ao Senhor, bem mais próximos do que o restante da congregação de Israel.
Lembramos aqui que a definição bíblica de um sacerdote é a seguinte:

“Um sacerdote é alguém que faz os sacrifícios, realiza os rituais e age como um mediador entre Deus e o homem.”

              Toda esta Epístola foi escrita às pessoas de língua hebraica, por isso o nome do livro: Epístola (ou carta) aos Hebreus. O ensino principal destes versos lidos, diz respeito à substituição feita pelo próprio Deus de sacerdotes que eram humanos e pecadores em contraste com um sacerdote especial, perfeito, sem pecado, sem nenhuma mancha, -   e este é JESUS CRISTO, O sumo-sacerdote superior a todos os demais.
Basta reler os versos 26 e 27

              No A.T. Os Levitas eram os sacerdotes escolhidos por serem da família e da tribo de Levi, Os seus deveres estavam divididos em funções. (Serviço, Ensino, e Oração) 

1) o primeiro era ministrar no santuário, que nesta época era o tabernáculo, mas quando Israel se tornou uma nação povoada foi o templo.

2) Em segundo, os sacerdotes eram responsáveis para ensinar ao povo a lei de Deus. 

3) Por fim, quando a nação buscava a Deus, eram os sacerdotes que oravam para pedir direção.
Versos 26 e 27:-
“Portanto, ele é exatamente o tipo de sacerdote que nós necessitamos; pois é santo e irrepreensível; não foi manchado pelo pecado , foi separado dos pecadores e foi exaltado nos céus. Ele não precisa oferecer sacrifícios diários de sangue de animais, como os outros sacerdotes, para cobrir primeiro os seus próprios pecados e depois os pecados do povo; porque ele acabou com todos os sacrifícios, de uma vez por todas, quando se ofereceu a si próprio.”

- Então esta é a conclusão que chegamos    - Os sacerdotes de Israel eram apenas sombras do nosso Grande Sumo Sacerdote , o Senhor Jesus Cristo. 

TEMA: CRISTO – NOSSO GRANDE SACERDOTE

(1) CRISTO COMO SACERDOTE FOI DESIGNADO E ESCOLHIDO POR DEUS
Hebreus 5:5 "Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei.". 

(2) ELE FOI CONSAGRADO COM UM JURAMENTO
Hebreus 7:20-22 "E visto como não é sem prestar juramento (porque certamente aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes, mas este com juramento por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque), de tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador." 

(3) ELE NÃO TEM PECADO
(ler com a Igreja) Hebreus 7:26 "Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus”
 (4) O SEU SACERDÓCIO É INALTERÁVEL.

Hebreus 7:23-24 "E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer, mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo."


(5) O SEU OFERECIMENTO É PERFEITO E DEFINITIVO.
(ler com a Igreja) Hebreus 9:25-28 " Nem ainda para se oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio; Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse   sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar pelo sacrifício de si mesmo, o pecado.  E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo, Assim também Cristo, tendo –se oferecido  uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação." 

(6) ELE INTERCEDE CONTINUAMENTE
Hebreus 7:24-25 " Este, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável. Por isso pode também salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles." 

(7) ELE É O ÚNICO MEDIADOR
I Timóteo 2:5 "Portanto há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem."
CONCLUSÃO<   Por isso,
1. Jesus é melhor que os profetas
2. Jesus é melhor que os anjos
3. Jesus é melhor que Moisés e Josué
4. Jesus é melhor que Arão
5. Jesus presta um melhor serviço
6. Jesus oferece um melhor sacrifício
7. Jesus proporcionou um motivo melhor de fé 

ISSO TUDO, PORQUE EM JESUS CRISTO, nós temos :
1. Uma melhor revelação
2. Uma melhor esperança
3. Um melhor sacerdócio
4. Uma melhor promessa
6. Um melhor sacrifício
7. Uma melhor possessão
8. Um melhor país (o céu)
9. Uma melhor ressurreição
Com Jesus tudo é melhor, porque ELE É O NOSSO GRANDE SACERDOTE.

(sermão proferido dia 01/setembro/2013 na Igreja Presbiteriana do Parque  das Bandeiras - São Vicente-SP)









Nenhum comentário:

Postar um comentário